sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

No dia do filho

Ao que parece hoje, comemora-se o dia do nascimento do filho, para quem nele acredita.
Ao que parece hoje, as familias juntam-se e celebram o dia, em alegria e júbilo.
Ao que parece hoje, e tirando as outras religiões, é dia de sairem da rotina diária da labuta e contarem-se histórias.
Ao que parece hoje, é assim em todos os quatro cantos do mundo.
Pois nem tudo o que parece é.
Hoje, não celebro o dia do filho, mas sim o Amor de Pai. E quem diz de Pai, diz de Mãe ou de irmão.
E não de uns quaisquer que têm para aí 2009 anos, mas sim dos meus.
Hoje, não celebro o Natal na totalidade, mas apenas a parte do Natal ser Amor.
E hoje aqui fechado nestas paredes de ferro ferrugentas, celebro sozinho é certo, entre lágrimas escondidas de olhares de rapina, a falta que me faz quem amo.
Com mais erro, menos erro, tempos difíceis ou fáceis, mais calduço ou beijinho, sinto a falta de um Natal à antiga...
Sinto a falta de um jogo de Loto a 25 tostões o cartão, do alguidar em cima da cama e do "schlop, schlop" que fazia quando a minha avó batia a massa das filhozes, do dito impagável "Para o ano já cá não estou!!!" do meu avô (e 35 anos depois ainda por cá anda, trôpego é certo, mas anda), das gargalhadas estridentes da minha mãe, da lagriminha escondida do meu pai, do meu irmão com menos 80kg...
Celebro sozinho o ter aprendido o que é o sacrificio e o desgosto de estar longe de um filho que se adora, o ter percebido o quanto isso deve ter custado, o ter dito a quem amo que realmente os amo (e faz-se isso tão pouca vez e é tão gratificante)...
Eu celebro o dia do filho a cada segundo que estou com ele, não espero pelo dia de hoje. Mas isso sou só eu e o filho. O meu.
E se bem que há coisas que lamento, hoje afinal é dia de se festejar, pelo menos nos quatro cantos do mundo...

1 comentário:

Unknown disse...

Também eu, celebrei(será que se pode chamar celebrar?) o dia do Filho sem os meus FILHOS. É custoso, pois é!... Enfim, é mais uma história para contares ao teu filho. Pode ser que te dê mais valor. Celebra e aproveita o mais que puderes quando cá estás. A vida passa tão rápido. Amanhã está cá outro dia do filho... Para quem ama os seus, todos os dias são dias dos filhos.
Beijos para ti meu filho.