Hoje, durante uma daquelas conversas de café, ouvi um dos gajos da mesa ao lado falar sobre os tremores de terra em São Miguel e como sou um gajo assim para o abelhudo, tive que me meter na converseta.
Durante a mesma, falámos sobre o que deve ser viver em constante sobressalto ao ver as nossas coisas tremer, sem nada podermos fazer, sobre as teorias de como aquilo acontece e eis senão quando um dos meus interlocutores se sai com esta tirada de génio:
"Quais placas "tetónicas", quais quê. Aquilo acontece porque as companhias "petrolifas" andam a furar as rochas do mar dos Oceanos e isso tira os apoios às rochas, elas caiem e fazem os terramotos!!!"
Isto é brilhante!!!
Se o Instituto de Geofísica sabe que este cabecinha de Prémio Nobel se anda a perder entre minis e pistachios, aposto que o vem contratar para registar e comprovar cientificamente tão elaborada teoria.
Mas prontamente três (no mínimo) perguntas me assaltaram:
Primeiro que tudo, o que são companhias "petrolifas"???
E depois, o que são o mar dos Oceanos????
E já agora, o que são placas tetónicas?? Serão as tetas do fundo do mar???
Atenção, eu tenho pessoas que podem atestar a veracidade desta bestialidade.
Mas continuando, eu não resisti por muito tempo e perguntei ao Sr. engenheiro geofísico do Instituto Petrolifo do Mar Oceânico, como explicava ele o terramoto de 1755, se nessa altura ainda não havia sido descoberto o petróleo.
Preparem-se.
Estão mesmo prontos???
Cá vai a tese dele:
"Haver, havia, mas só em terra, no mar não!!"
Não resisti e continuei, já extasiado por tanta sabedoria concentrada numa cabeça só:
"Mas em Portugal não há petróleo..."
-"Tá bem, mas havia em Espanha e sabes que se cair uma rocha durante a "prefuração" as ondas de choque chegam a atingir km's de distância!!"
Bem, mas que cultura. Que fonte inesgotável de conhecimento. que dicionário de palavras até então desconhecidas para mim.
"Prefuração" - do latim prefurissium, i.e, que pré-fura, que antecede ao furo. Acto da exploração petrolifa, de muita perigosidade, podendo causar sismos com epicentros a km's de distância, se mal utilisado. Acto de encontrar petróleo inventado pelos espanhóis no séc. XVIII.
Pedi desculpa, mas tinha que sair dali com brevidade.
Mas o assunto ficou a matar-me a cabeça.
Existir petróleo no século XVIII, abre enormes brechas históricas na imagem que temos do reinado de D. José e na maneira de governar do seu Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal.
Sem contar que o Museu dos Coches é uma tanga. E porquê???
Porque havendo petróleo nessa altura, o Rei não andaria a cavalo.
Só se fosse parvo.
Ora, o gajo dirigia-se ao Stand Charrete e Coche e fazia o seguinte:
- Bom dia, olhe eu queria comprar uma charrete para fazer as minhas viagens de Estado.
- Concerteza, sua Majestade. E vai querer de passageiros, comercial ou misto??
- De passageiros.
- Ora saiba sua Realeza que veio ao sítio certo. Temos ali aquela charrete de passageiros, tal como sua Alteza pretende, muito bonita, topo de gama, com todos os extras deste fabricante.
- E quais são?
- Possui aquele magnifíco exemplar da comodidade em viagem, tudo quanto possa imaginar: tecto de abrir, vidros que abrem até meio para protecção dos herdeiros do trono, rédeas assistidas, freio com ABS, fechos com trancas centralizadas, 6 cavalos da melhor linhagem, com tracção à frente, ferraduras de liga leve, candeeiros a petróleo com 60 Watts à frente e revestidos a vermelho para a luz sinalizadora de presença na retaguarda, os bancos aquecidos e reclináveis e um escravo desembaciador.
- Ah, muito bem.
- E saiba Vossa Majestade que se comprar até ao fim deste mês, poderá usufruir da nossa fantástica promoção de ofertas.
- E que são?
- Damos a escolher a Sua Alteza Real, pois não é todos os dias que o Rei nos visita. Pode optar pela promoção do combustivel, em que oferecemos 3 mil reis em fardos de palha ou pela promoção comodidade 100%.
- E que contém essa?
- Pois esta, sua Realeza, poderá disfrutar na maior da comodidade no interior deste modelo, com a nossa oferta de um escravo ar condicionado, em que o abanará no Verão e lhe providenciará cobertores no Inverno, duma grelha para o tejadilho para poder transportar cargas que não caibam na bagageira e ainda a oferta de uma banda musical de sanfonas, adufes e cítaras chamada Auto-Rádio.
- Que nome original.
- Deveras. Está sua Excelência interessado nalguma destas ofertas???
- Por acaso, estou maravilhado. Olhe vou levar então este a diesel, pode ser??
- Pois não. Vamos até ali para tratar do crédito. Vai ser Leasing ou ALD???
Teria sido giro, não teria???
Pena não haver petróleo no século XVIII, apesar do que alguns cromos dizem...
Sem comentários:
Enviar um comentário